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Tecnologias de informação e comunicação nas PME: a importância de pensar Global


O mundo nunca foi tão móvel e as empresas estão mais flexíveis que nunca, a funcionar além de quatro paredes. Existe maior flexibilidade nos processos, maior mobilidade dos colaboradores, maior partilha remota de informação e de ferramentas de trabalho, mais contacto com clientes e serviços prestados através de canais digitais. Em suma, mais e mais comunicações, para as quais as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm um papel preponderante.


O que antes era talvez apenas uma opção de conveniência, nos últimos anos passou a ser uma questão de sobrevivência. Dados do Instituto Nacional de Estatística mostram que, logo em 2020, uma em cada quatro PME portuguesas aumentou o investimento alocado às TIC devido ao contexto de pandemia. Outra estimativa recentemente revelada pela IDC Portugal no evento “Altice Empresas Live”, dedicado ao tema da transformação digital das PME, mostra-nos que 70% das pequenas e médias empresas portuguesas farão um aumento muito significativo em tecnologia até 2026 e as TIC estarão, inevitavelmente, no centro desse esforço.


Os desafios são grandes mas podemos também dizer que as perspetivas são otimistas. Um outro estudo feito pela Yunit Consulting mostra-nos que as PME estão hoje confiantes no seu crescimento num horizonte de três anos, com mais de 50% dos gestores inquiridos a preverem índices de crescimento entre os 10% e os 30%. E isto perante um contexto especialmente adverso em que, às exigências da transição digital, se soma uma conjuntura internacional instável (80% das respostas a este barómetro foram dadas já depois do início do conflito na Ucrânia).


As necessidades de informação e comunicação

Face a este cenário, torna-se essencial para as PME encontrarem respostas à altura dos desafios de transição digital e, acima de tudo, encontrarem soluções que respondam de forma integrada às necessidades essenciais de armazenamento, processamento e acesso à informação, por um lado; e às necessidades de comunicações em mobilidade, por outro. Essas soluções podem e devem ser desenhadas à medida de cada empresa. Mas comecemos por definir um denominador comum às soluções de comunicação que procuramos quando falamos em PME.


Desde logo, procuramos soluções de comunicações integradas, eficientes, escaláveis e com controlo de custos. As vantagens que procuramos oferecer às empresas são simples.


1. Sempre contactável

Maior produtividade e continuidade do trabalho, independentemente de onde cada colaborador se encontre, seja no escritório ou a trabalhar remotamente e em mobilidade.


2. Flexibilidade e escalabilidade

Possibilidade de aumentar ou reduzir o número de utilizadores e modificar os seus perfis de utilização de acordo com a evolução do negócio, ao mesmo tempo que se garante convergência entre fixo e móvel para uma mesma experiência de utilização dentro e fora do escritório.


3. Colaboração

Cooperação entre colaboradores, quer estejam no escritório ou em mobilidade, com partilha de informação através da cloud para uma maior agilidade no acesso aos dados e tomada de decisões mais eficientes e sustentadas.


Uma resposta integrada: o GlobalConnect Pack

As PME podem contar com a Altice Empresas, em concreto com o GlobalConnect Pack, uma solução completa com tudo o que uma PME necessita para comunicar, gerida por uma central telefónica virtual que integra fixo, móvel e serviços cloud (cloud storage, email e domínio) para uma gestão simples e autónoma das comunicações.


Esta solução integra diferentes tipos de utilizadores - fixo, móvel e fixo-móvel, com vários perfis de utilização de voz e dados. Isto garante que todos os utilizadores dispõem do mesmo nível de funcionalidades, independentemente do equipamento que utilizam - fixo ou móvel. Ou seja, os telemóveis são geridos como mais uma extensão, o que permite, por exemplo, definir para cada equipamento regras de reencaminhamento ou de atendimento automático, ou mesmo integrá-los em filas de espera ou grupos de atendimento que combinam números fixos e móveis para uma gestão mais eficiente do fluxo de chamadas da empresa.


Cada utilizador pode ainda definir em que equipamento terminal - telefone fixo ou telemóvel - pretende atender as suas chamadas, independentemente do número para o qual lhe ligaram. Adicionalmente, através de uma app web, é possível criar grupos de chat e efetuar chamadas de vídeo ou áudio conferências até 10 participantes, utilizando a numeração telefónica da empresa, mesmo que os colaboradores estejam remotamente.


A gestão e configuração das funcionalidades da central telefónica e dos serviços cloud podem ser feitos autonomamente de forma simples e rápida, através de uma plataforma web de selfcare.


Para além da flexibilidade e convergência que o GlobalConnect Pack oferece, a solução tem ainda as vantagens das atualizações estarem asseguradas e os custos serem controlados sem investimento inicial: inclui equipamentos, telefones terminais fixos e desconto na aquisição de telemóveis. O suporte, através de apoio telefónico especializado, e a manutenção estão também incluídos.


Para empresas com maior sofisticação e necessidade de um atendimento mais eficiente e profissional, o GlobalConnect Pack oferece ainda a possibilidade de subscrição de funcionalidades avançadas de central telefónica, como o serviço de atendimento automático de chamadas (IVR), com menus navegáveis com anúncios e mensagens para cada uma das opções), e o serviço de gravação de chamadas.


Em resumo, esta é uma solução que combina fibra de última geração, de grande qualidade e robustez, e a melhor rede móvel nacional com os serviços cloud e as funcionalidades mais avançadas de gestão de chamadas. Uma combinação única que oferece uma experiência de utilização indiferenciada, no escritório ou fora dele. Dito de outra forma, produtividade, flexibilidade, simplicidade e controlo de custos.

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